sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Festa de São Sebastião

A festa de São Sebastião ocorre todo ano no mês de maio, último final de semana.
Essa história começou há muito tempo e por um motivo pouco comum, um cavaleiro fez uma promessa para São Sebastião, se ninguém do município de Ibiúna (SP) fosse contaminado pela gripe espanhola, ele levaria para a cidade uma imagem de Santo que percorreria cerca de 28 km da igreja do Santo
até a igreja matriz.
Com a graça alcançada, a promessa foi cumprida, e com o passar dos anos mais e mais devotos do Santo percorrem o mesmo caminho.
Com o passar dos anos, a romaria passou a receber muitas pessoas vindas de outras localidades que acompanham o Santo à pé, de cavalo ou com qualquer meio de transporte, isso vale para muitas bicicletas.
Essa tradição é repleta de detalhes gastronômicos, típicos do interior de São Paulo, às 7:00 h da manhã da última sexta-feira de maio, a romaria parte da praça matriz com a benção do padre após todos terem feito o seu desjejum com café com leite e pão com manteiga.
Perto do meio dia, chega-se à fazenda Santa Maria. A chegada à igreja de São Sebastião é cansativa.
Os devotos dormem em barracas de lona, barraca de folhas de bananeira, na caçamba dos caminhões ou onde encontrarem disponível. O clima frio e úmido dificultam e cansam bastante.
Às 7:00 h da manhã do dia seguinte, assistem a missa e voltam com o santo para a cidade.
Os que não participaram do romaria esperam-nos com barraquinhas montadas para a venda de todo o tipo de quitute típico das festas juninas, mesmo um pouco antes da data.
Quem não conhece vale a pena conhecer, tanto a romaria como a festa da chegada do Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário